loading

Capacitação

Tendo como missão a criação de um ecossistema para o desenvolvimento de iniciativas de inovação social que promovam o crescimento da comunidade, e consciente do grande desconhecimento em torno deste conceito, a IRIS desenvolveu programa de promoção da inovação social voltado para a comunidade, que se dedica organizações e a contextos escolares.

Programa para Organizações

Programa constituído por workshops de curta duração que têm por objetivo promover o envolvimento e a capacitação dos agentes ativos da comunidade para a área da inovação social, visando a criação de um ecossistema que apoie iniciativas de impacto social. Destina-se a organizações das várias áreas: setor público, privado e social.

Workshop de Inovação Social

Saiba Mais

Workshop de Desenho de Projetos de Impacto

Saiba Mais

Testemunhos

Salomé Assunção

Rede Social/Município de Arouca

Em boa hora o Município de Arouca se envolveu com a IRIS na capacitação dos parceiros da rede social, procurando (des)envolver parceiras, estimular o surgimento de ideias e projetos de resposta à realidade social do território e de compromisso com a  inovação social. Esta parceria permitiu também gerar e partilhar conhecimentos e empoderar a nossa coesão de grupo.

...

Susana Castanheira

Área Metropolitana do Porto

Inovação e Impacto definem o ADN da IRIS, um projeto que alia a competência de uma equipa dinâmica e especializada a uma visão de crescimento sustentável da região, baseada no alinhamento e compromisso dos diferentes setores para a criação de maior valor, capacitando os territórios, acelerando projetos e captando investimento social para uma transformação sustentável das comunidades.

...

Eduarda Machado

Politécnico do Porto

A inovação social tem hoje, mais do que nunca, uma importância com multi impactos: a saúde global; a vitalidade e preservação do planeta, da economia e da estabilidade social. Inovadores sociais, disruptores da forma tradicional de transformar o mundo, são indispensáveis aos tempos desafiantes e de incerteza que enfrentamos.
A IRIS é, sem dúvida, uma organização com uma visão inspiradora, com sucessos inegáveis em termos de iniciativas de impacto e que hoje, mais do que nunca, é essencial ao “novo mundo” em que vivemos. É, pois, com muito orgulho que na qualidade de Embaixadora me sinto parte da equipa IRIS.

...

Manuela Neves

Santa Casa da Misericórdia de Gaia

A IRIS tem uma equipa na vanguarda da informação, da formação e da capacitação para a inovação social, que abre horizontes de profissionais e instituições.
Com o apoio da IRIS, iniciamos um percurso de capacitação da equipa para inovarmos na nossa intervenção social e medirmos o seu impacto e, desta forma, contribuirmos para tornar o mundo um lugar melhor.

...

Rosa Pinto

Vereadora Câmara Municipal de Felgueiras

A IRIS foi a menina dos olhos da inovação social no território do Tâmega e Sousa e cumpriu, de facto, a sua missão pois fez-nos ver uma nova forma de interagir com o mundo e, acima de tudo, de o tornar um lugar melhor, mais amigo, mais sustentável, mais solidário.

...

Tiago Ferreira

Diretor Executivo da InvestAmarante

A inovação social é o caminho para a sociedade se reinventar e assim se transformar positivamente, melhorando a vida de cada pessoa. A IRIS tem inspirado e capacitado os indivíduos e organizações do Tâmega e Sousa e do norte de Portugal em geral, criando redes e conexões nacionais e internacionais que potenciam o desenvolvimento sustentável da região.

...
01/0603

Organizações com as quais já trabalhámos

01/
01/

Workshops IRIS

Formações com especialistas nacionais e internacionais de várias áreas, desenvolvidas para a capacitação dos projetos de impacto e abertas a participantes de organizações com missão social.

Ver Agenda

Mudaromundo.pt

O projeto Mudar o Mundo nasceu na IRIS,  no âmbito da capacitação da comunidade para a inovação social. O programa educativo promove a inovação social e a educação para a cidadania, através do trabalho com sua criatividade colocada em prática na busca de soluções para problemas sociais e ambientais graves.

https://mudaromundo.pt

Livro Infantil

Programa de promoção da inovação social

Concurso de Ideias

Testemunhos

Guilherme Pereira

Finalista 2ª edição Concurso Aprendizes de Inovação Social | Lisboa

Quis concorrer [Concurso de Ideias Aprendizes de Inovação Social], porque eu gosto de concorrer a projetos e dar ideias às pessoas para fazerem, neste caso, o melhor para o mundo. Eu quis participar e tive esta ideia – fazer com que as pessoas não tirem material da natureza e poluam o ambiente deitando a roupa para o lixo, ajudando algumas famílias que precisam de dinheiro a não gastar o dinheiro para comprar a roupa de que necessitam. Então inventei o clube de trocas que também dá para reutilizar as roupas estragadas… Estou feliz por ter ganho o prémio e estar entre os finalistas.

...

Maria João Carneiro

Participante do Programa Educativo

Foi há três anos, eu estava no 3º. ano! Gostei muito de ter participado e lembro-me que o tema da Inovação Social me despertou curiosidade na altura.
Retive que podemos resolver problemas sociais de forma simples e memorizei os cinco poderes.

...

Marta Pinheiro

Participante do Programa Educativo

A IRIS trouxe a inovação social para a minha vida, desafiando-me e influenciando-me a inovar, a criar soluções diferentes para os mesmos problemas e descobri que afinal eu ser resiliente até é uma qualidade e não um defeito. Um empreendedor social precisa de criatividade e a IRIS fez-me ver que toda a minha criatividade pode resolver problemas. Adorei a minha experiência e espero voltar a cruzar-me com a IRIS.

...

Paula Magalhães da Rocha

Professora do 1º Ciclo que participou no Programa Educativo

O Programa Educativo implementado pela IRIS foi algo extraordinário e novo na sala de aula. Permitiu que os alunos conseguissem exprimir e mostrar as capacidades inovadoras e de empreendedorismo. O que mais me cativou, confesso, foi a naturalidade e a facilidade com que os miúdos delineiam soluções aprazes e até exequíveis. A genuinidade destes “seres pequeninos” é algo valiosíssimo para a inovação e criação e a IRIS permite que esse dom possa ser cativado e desenvolvido, criando oportunidades e abrindo caminhos dando valor e voz à capacidade soberba do poder que é ter ideias!

...

Olga Maria Azevedo de Melo

Chefe de Equipa Multidisciplinar da Educação, Coesão e Inclusão Social e Qualidade de Vida na Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa

O Programa Educativo [Begin Innovation] promovido pela IRIS levou o conceito da inovação social ao público mais jovem dos municípios do Tâmega e Sousa. Pode parecer simples, mas entender a inovação social levanta muitas questões e fomenta ações. A comunidade escolar demonstrou uma motivação inquietante sobre a temática e demonstrou-a, de forma exemplar, por testemunhos, ações e projetos.

...

Celeste Nogueira

Professora 1º Ciclo | Lousada

Este projeto [Programa Educativo Begin Innovation] é muito importante porque as crianças aprendem a ser empreendedoras no futuro, levam para casa a mensagem para os pais do que fizeram na escola e nunca se sabe se estes projetos, mais tarde, criam neles um explorador, um empreendedor ou um inovador social.

...
01/0603

Contextos educativos com os quais já trabalhámos

01/
01/

As Nossas
Conquistas

1

Crianças e Jovens

1

Ações na Comunidade

1

Participantes de organizações